Buscar
  • Danilo Rodrigues

O homem sempre se dá mal no divórcio?

Atualizado: Mar 11

Hoje em dia, existe uma lenda que passa pela cabeça de muitos homens -- e mulheres -- que o divórcio ou a dissolução da união estável, sempre é mais benéfico a mulher do que ao homem. Casos de parentes próximos, amigos e até celebridades, levam as pessoas a crerem que no divórcio o homem sempre perde a casa, o dinheiro e o filhos, para a mulher que se separa.

Mas isso não é verdade. O divórcio como sabemos é o fim do casamento, da mesma forma que a dissolução é o fim da união estável. Tudo depende, é claro, do regime de bens pelo qual o casal se casou. Porém, a nossa Constituição e Código Civil são claros aos tratarem homens e mulheres iguais em seus direitos e deveres. Não existe diferença legal de tratamento entre homens e mulheres... Mas então por que tantos casos de homens que "se dão mal" no divórcio? Eu apostaria na falta de conhecimento jurídico. Muitos homens por causa da própria falta de conhecimento tendem a acreditar que realmente a mulher, por ter sido sua dependente financeira, deve ter vantagem sobre a partilha dos bens e da guarda dos filhos, acabam então aceitando as injustiças devido a falta de uma assessoria jurídica responsável. Caso esteja passando pelo drama do divórcio, não hesite em contratar um advogado, pois os custos podem ser muito maiores se você não tiver o entendimento legal necessário.


Danilo Rodrigues Brito é Bacharel em Direito pela Faculdade Ruy Barbosa (Salvador/BA) e especialista pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI). 📧 E-mail: adv.danilorbrito@gmail.com

📞 Telefone (WhatsApp): 71 986423439 / 71 21379561


16 visualizações0 comentário